Câmara realiza Sessão Solene em Alusão ao Dia do Bioma Caatinga

por Câmara Legislativa publicado 29/12/2022 11h55, última modificação 29/05/2023 15h16
Sessão Solene em Alusão ao Dia do Bioma Caatinga

A Câmara Municipal de Frei Martinho realizou, na ultima Sexta Feira (28), uma Sessão Solene em Alusão ao Dia do Bioma Caatinga. Durante a Cerimônia houve entrega de honrarias concedidas por esta Casa Legislativa, juntamente com o Poder Executivo..

Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Está localizada nos estados do Nordeste do Brasil e no extremo norte de Minas Gerais. A sua área de abrangência corresponde a cerca de 10% do território brasileiro. A vegetação da Caatinga tem como característica principal a adaptação aos períodos de estiagem. Sendo assim, as suas plantas possuem troncos grossos e raízes profundas; já os seus animais possuem estratégias para sobreviver ao calor.

O clima da Caatinga é o Semiárido, marcado por temperaturas elevadas e por pouca chuva. O solo da Caatinga é extremamente fértil, porém muito raso e pedregoso. A rede hidrográfica da Caatinga é pequena e formada, no geral, por rios intermitentes.

A Caatinga possui um alto grau de vulnerabilidade ambiental, em razão de suas características físicas, muito específicas das suas áreas de abrangência. Nos últimos anos, o bioma vem apresentando altas taxas de desmatamento. O impacto ambiental é verificado em razão do desenvolvimento de atividades produtivas, como a produção de lenha e a pecuária extensiva.

>> Veja Fotos da Sessão, clicando aqui.

Câmara Municipal de Frei Martinho
Frei Martinho, 28 de Maio de 2023.