Decreto 009/2021 - Autor: Felipy André Pinto Dias

por Câmara Legislativa publicado 02/08/2021 22h55, última modificação 29/11/2021 23h03
Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Freimartinhense a Sra. Alzilene Lopes Lira

>> Leia o Decreto 009/2021 na íntegra, clicando aqui.

JUSTIFICATIVA AO DECRETO 009/2021

Submeto a apreciação do Plenário o presente Projeto de Decreto Legislativo nº 009/2021, que concede o Título de Cidadã Freimartinhense a Ilustríssima Sr. ª Maria Alzilene Lopes Lira, em reconhecimento a sua história em nossa cidade, como também por sua contribuição direta e indireta no desenvolvimento do município.

Maria Alzilene Lopes Lira, nascida em Currais Novos/RN, tem uma ligação antiga e muito próxima com Frei Martinho. Seu avô paterno, Alfredo Lopes, foi comerciante em nossa cidade, proprietário de nossa primeira farmácia, e, foi também operador da usina de processamento de algodão, existente em nossa cidade na década de 40. Seus avós maternos, Manoel Avelino e Maroca, foram residentes em propriedade localizada no Sítio Timbaúba, onde Alzilene passava períodos de férias.

Seus pais, João Alfredo Lopes e Josefa Lopes, ela nascida no Sitio Timbaúba, residiram muito tempo em nossa cidade, na casa hoje de propriedade da professora Lia Macedo. Ele era comerciante, proprietário de mercearia e padaria localizadas onde hoje existe o mercadinho São Francisco, de Francisco Felisberto.

João Alfredo, o pai de nossa homenageada, foi o primeiro prefeito de nossa cidade. Com a emancipação política de nosso município, ele foi nomeado para exercer o cargo de prefeito no período de 1961 a 1962. Posteriormente, foi eleito, pelo voto popular, para exercer o cargo de prefeito pela segunda vez, nos anos de 1967 a 1969. Neste período, Alzilene residia em Currais Novos com seus irmãos e irmãs, mas, passava a maior parte do período de férias escolares em nossa cidade.

Em 1976, ela iniciou uma paquera com nosso conterrâneo Heleno Lira, que culminou em casamento em 1982. A partir de 1976 a interação com nossa cidade foi se tornando cada vez mais forte, pois, passou a frequentar todos os anos a Semana Santa, o São João, a festa da padroeira, as eleições, o Reviver, além, de sempre passar, pelo menos, uma semana das férias de Heleno, em companhia de seus filhos, na casa de seus sogros (Seu João e Dona Quinó), que aqui residiam.

No que tange as contribuições ao município, no ano de 2015, Alzilene teve participação decisiva na criação do grupo Expedições Carcará.  Após a criação deste grupo, os membros realizaram prospecções no território de Frei Martinho, afim de encontrar novos sítios arqueológicos que tem um relevante valor histórico, como também a divulgação dos pontos turísticos de Frei Martinho. Além disso, Alzilene junto com seu esposo Heleno Lira, são proprietários do único posto de combustível da cidade, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico do município.

Diante do exposto, apresento tal proposta por entender que a Sr. ª Maria Alzilene Lopes Lira, se faz merecedora da honraria que ora proponho que lhe seja conferida.

Frei Martinho, 05 de Novembro de 2021.

Felipy André Pinto Dias