Moção de Aplauso - 004/2022

por Câmara Legislativa publicado 12/12/2022 12h05, última modificação 12/12/2022 12h08
Dispõe Sobre: A Concessão de Moção de Aplausos ao Sr. José Jailson Bezerra Lima pelo desempenho acadêmico e aprovação no pós doutorado.

>> Leia a Moção de Aplauso 004/2022 na íntegra, clicando aqui.

Os vereadores que abaixo assinam, baseado no Artigo 95, parágrafo 2°, inciso VI do regimento interno da Câmara Municipal, apresentam MOÇÃO DE APLAUSO ao Senhor José Jailson Lima Bezerra em reconhecimento ao seu relevante desempenho acadêmico, sendo o primeiro Freimartinhense a ser aprovado em um programa de Pós Doutorado.

JUSTIFICATIVA

José Jailson Lima Bezerra, filho de Sebastião da Luz Bezerra e Jailza de Lima Bezerra, nasceu no dia 19 de janeiro de 1995, na cidade de Frei Martinho – Paraíba, onde residiu até o ano de 2012. José Jailson concluiu seu ensino fundamental em 2009 na Escola Municipal Eliete Souza de Araújo Silva, posteriormente, concluiu o ensino médio em 2012 na Escola Estadual de Ensino Médio Frei Martinho, atualmente chamada de Escola Cidadã Integral Estadual Prefeito Aguitônio Dantas.

Durante sua trajetória escolar, recebeu alguns prêmios pelo seu esforço e dedicação. Em 2006 e 2007, por exemplo, foi premiado com Certificados de Honra ao Mérito por apresentar o Melhor Rendimento Escolar pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Eliete Souza de Araújo Silva.

No ano de 2013, após concluir o ensino médio, ingressou no curso de graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cuité, onde participou de programas de monitoria, projetos de extensão e projetos de iniciação à docência. Concluiu a graduação no ano de 2017 com Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) referente a 9,23.

Ainda em 2017, ingressou no Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Alagoas, Campus de Maceió, onde desenvolveu sua pesquisa na área de bioprospecção de plantas medicinais e defendeu a dissertação em 2019. Seguindo a mesma linha de pesquisa do Mestrado, José Jailson ingressou no Doutorado em 2019 pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco, Campus de Recife. Entre as principais atividades desenvolvidas neste período, destaca-se a pesquisa inédita relacionada a investigação fitoquímica e farmacológica de uma determinada espécie vegetal.

Pelo ineditismo da sua pesquisa de Tese, realizou um depósito de uma Patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e publicou os resultados em revistas internacionais de alto fator de impacto. Ainda em fase de conclusão da Tese de Doutorado, José Jailson escreveu um projeto de Pós-Doutorado em parceria com o Prof. Dr. Antônio Fernando Morais de Oliveira da UFPE, e submeteu ao Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco (FACEPE).

Após a aprovação do projeto de Pós-Doc, José Jailson realizou sua defesa de Tese de Doutorado no dia 29 de novembro de 2022, recebendo o título de Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco.

Pelo exposto, esta Casa Legislativa entende como sendo oportuno e necessário que seja prestada esta digna homenagem ao Senhor José Jailson Bezerra Lima.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Frei Martinho-PB, em 08 de Dezembro de 2022..