Requerimento 031/2023 - Vereador Felipy André Pinto Dias

por Câmara Legislativa publicado 27/11/2023 22h25, última modificação 27/11/2023 22h25
Destinatário: Prefeito Municipal de Frei Martinho – Sr. Sebastião Pinto Dantas - requerendo que através da Secretaria competente, seja realizado a implementação do ensino integral da rede municipal, após estudo ténico de viabilidade.

O Parlamentar destina Requerimento ao Executivo Municipal, requerendo que através da Secretaria competente, seja realizado a implementação do ensino integral da rede municipal, após estudo ténico de viabilidade.

A Implementação do Projeto Escola de Tempo Integral tem sido um grande desafio para aqueles que veem a Educação como um dos alicerces na construção de uma sociedade que norteia suas ações para a inclusão social e o bem-estar de seus integrantes.

A Escola em Tempo Integral, como o nome já explica, traz um ambiente novo para o processo educacional: amplia o tempo de permanência dos alunos na escola. Esse maior tempo dentro do ambiente escolar possibilita uma transformação na qualidade do processo ensino-aprendizagem ha muito desejado. Estudo contínuo, discussão e reflexão são necessários para o novo desenvolvimento de projetos e práticas pedagógicas que repensem a organização desse novo tempo escolar, de tal forma que possam proporcionar aos alunos teoria e prática, conhecimento imbutido e experiência, para se transformar na práxis que dará a eles a competência e as referências para agirem no mundo enquanto cidadãos.

Portanto, a escola de tempo integral tem a intenção de oferecer às crianças e jovens melhores condições de educação. Dentre as vantagens deste ensino está na melhoria na frequência e rendimento escolar; formação de alunos mais engajados na comunidade e mais questionadores; diminui o tempo ocioso; formação de uma identidade comunitária nos alunos, que se identificam com as atividades em seu ambiente. Entretanto, a principal vantagem deste sistema é que proporciona aos estudantes atividades no período emque os pais estão no trabalho.

Saliento ainda que inúmeros municípios brasileiros já optaram pelo sistema integral e a média de notas dobrou após sua implementação. Ressalto também que a escola integral já e praticata nas escolas da rede estadual de ensino e nos Institutos Federais, e com isso, seria também uma maneira de adaptação dos alunos para quando ingressarem na rede estadual ou federal que praticam essa modalidade de ensino.

Pensando nisso, venho através deste requerimento solicitar ao Poder Executivo a implementação do ensino integral na rede municipal, conforme estudo técnico de viabilidade e necessidade, seguindo os parâmetros legais necessários.

Ciente da compreensão e dos esforços do Poder Executivo para atender esse pleito e apoio dos colegas vereadores da Casa Legislativa.

Câmara Municipal de Frei Martinho/PB, em 24 de Novembro de 2023.

Felipy André Pinto Dias