Projeto de Lei 012/2021 - Autor: Jonatas Soares Hortins

por Câmara Legislativa publicado 02/08/2021 22h45, última modificação 30/08/2021 19h32
Dispõe sobre: Autoriza o Poder Executivo Municipal a denominar Unidade Básica de Saúde em nosso Município, e da outras providências.

>> Clique Aqui e Leia o Projeto de Lei 012/2021 na íntegra

JUSTIFICATIVA  À PROPOSTA DE LEI 012/2021

Inácio Dantas Filho, conhecido como Branco Dantas, nasceu em 22/05/1929, no Sítio Várzea Verde, onde residiu e teve uma infância contrária à de muitas outras crianças de sua idade. Aos 09 anos perdeu seu pai, José Inácio Dantas, que deixou esposa e 5 filhos, sendo Branco o mais velho entre os filhos homens. Por este motivo, muito cedo, assumiu a responsabilidade de cuidar de sua mãe e seus irmãos, e começou a comercializar frutas (na feira de Picuí), para ajudar no sustento familiar.

Com o passar dos anos, conheceu a Sra. Antônia Hortins, com quem se casou e como fruto deste matrimônio, tiveram 10 filhos: Maria do Carmo Dantas de Lima, Luiz Ivan Hortins Dantas (Falecido), Maria de Lourdes Dantas da Silva, Marizalva Dantas do Nascimento, Maria das Vitórias Dantas Gomes, Damião Hortins Dantas, Maria das Graças Dantas, Sebastião Hortins Dantas, Maria da Guia Dantas (Falecida) e Tereza Cristina Dantas Gomes. Infelizmente, 02 desses filhos vieram a óbito ainda crianças, ficando 08 filhos vivos.

Branco morou no Sítio Várzea Verde até abril de 1984. Na busca de melhorias de vida para sua família, saiu da sua própria terra para residir no Sítio Quinturaré, onde viveu durante 11 anos. No ano de 1995, mudou-se para a cidade de Frei Martinho, onde viveu por um período de 17 anos, vindo a falecer no dia 19 de junho de 2012.  O Sr. Inácio foi um homem simples, porém com uma vida digna, partiu deixando um grande legado de ensinamentos e muitas saudades.

É oportuno destacar que no ano de 1979, durante a gestão do Prefeito José Pereira, o Sr. Branco doou ao município o terreno onde foi construída a referida Unidade de Saúde.  Pelo exposto, entendemos como sendo justo e oportuno a perpetuação da memória do Sr. Inácio Dantas Filho, através da utilização de seu nome para denominar este espaço, em reconhecimento a sua contribuição e por sua história na Comunidade Várzea Verde.

Jonatas Soares Hortins