Projeto de Lei 003/2022 - Autor: Altemiles Martins de Souza

por Câmara Legislativa publicado 10/05/2021 20h05, última modificação 09/05/2022 20h02
Autoriza o Poder Executivo Municipal a denominar artéria de nossa cidade e dá outras providências.

>> Clique Aqui e Leia o Projeto de Lei 003/2022 na íntegra

JUSTIFICATIVA  À PROPOSTA DE LEI 003/2022

Maria Júlia da Conceição (conhecida popularmente por Nega Pinto), nasceu em 06/08/1932, na cidade de Esperança-PB. Chegou neste munícipio no ano de 1969, onde segundo relatos foi bem recebida e acolhida. Trazia na bagagem uma grande história de fortaleza e resiliência, depois de residir em vários locais da região, sofrendo inúmeros preconceitos e humilhações, mas erguia a cabeça e seguia firme na luta constante pelos seus, sendo exemplo de coragem e força para outras mulheres.

Com muita dificuldade, construiu sua casa de barro na rua Professor Luiz Pinheiro (antiga rua da palha). Dona Nega Pinto, muito espiritualizada, se destacava diante de inúmeras qualidades, pelo dom da cura através da reza, dom esse que também a ajudava com as doações de alimentos que recebia em agradecimento das pessoas que a procuravam para se beneficiar com sua reza.

Seu falecimento ocorreu no dia 25/05/2019, aos 87 anos de idade. A sua história de força, determinação e superação, é lembrada e contada por familiares e todos que a vivenciaram, deixando seu exemplo de mulher guerreira, forte, determinada e com um histórico de grandes superações.

Diante do exposto, esta Casa Legislativa entende como sendo justo e oportuno à perpetuação da memória da Sr. ª Maria Júlia da Conceição, através da utilização de seu nome para denominar uma de nossas vias públicas, em reconhecimento a sua história em nosso município.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Frei Martinho – PB, em 28 de Abril de 2022

Altemiles Martins de Souza